origem
Terça-feira, 5 de Junho de 2007

Monsaraz

Domingo, dia 27 de Maio. Desta vez rumámos ao Alqueva. A ideia inicial era fazer um passeio de barco, mas por motivos imprevistos, ficámo-nos pelas margens. Que, por sinal, são bem bonitas...

Subimos depois a Monsaraz, para visitar a Fortaleza, digna candidata a ser eleita uma das sete maravilhas de Portugal. Não que tenha sido uma das minhas escolhidas. Porque dela apenas conhecia as fotos, mas também porque gosto muito daquelas em que votei.

Mas um dia destes vou pôr aqui fotos das minhas preferidas...

A vila é muito bonita. Rodeada pelas muralhas, toda branquinha, a fazer lembrar uma cidade medieval.

Só não gostei do pormenor da praça de touros. E fiquei mesmo muito triste ao saber que lá, tal como em Barrancos, já infringiram a lei que proíbe a morte de touros na arena.

Aqui pudemos ver a cisterna, que durante muitos anos cumpriu um importante papel, devido à falta de água na zona.

É ali à esquerda, na porta a seguir ao arco...

Como é evidente, gostei muito da osga que encontrámos numa janela e que não escapou à objectiva da minha filha.

Gordinha, acastanhada, fazendo lembrar um crocodilo em miniatura. Lindíssima!

A paisagem que se avista do alto das muralhas é de cortar a respiração.

Fiquei agradavelmente surpreendida com a beleza daquela região e tenciono lá voltar, desta vez com tudo bem planeado, para o tal passeio de barco, que tenho muita pena que não se tenha realizado.

Deixando a fortaleza para trás, seguimos na direcção de Reguengos, onde parámos para o piquenique do costume, no parque de merendas.

Entretanto as horas tinham passado e a fome já era tanta que nem nos lembrámos de tirar fotos do repasto. Mas aqui fica o registo da espectacular Igreja de Santo António.

e do largo onde esta se situa.

Fomos depois visitar os monumentos megalíticos do monte dos Almendres.

O menir

e o Cromeleque.

Daí seguimos para Valverde, onde pudemos apreciar a Anta Grande do Zambujeiro.

E, finalmente, o regresso a Lisboa, a cidade mais linda do Mundo!

Falta acrescentar que este passeio foi organizado por um  grupo de sócios e amigos da Associação Portuguesa de Esperanto, como forma de angariação de fundos para as obras de manutenção da casa amarela de Penacova, da qual falarei dentro de dias.

estou: bem
música: The Black Eyed Peas - Where is the love
tags:
publicado por Greenie às 20:56

link do post | comentar | adicionar aos preferidos
De Nekas a 8 de Maio de 2009 às 09:36
Olá Greeni, pois é.....Esta foto da minha praça central em Reguengos e Monsaraz, a minha igreja de Stº António, a minha terra é mto bonita, felizmente vou lá mtas vezes, os meus pais ainda teem lá um monte alentejano á saída da cidade, e quando preciso ouvir o silêncio, é lá que vou refugiar-me....é uma felicidade aquele silêncio, aquela calmia.
Não sei se visitáste S. Pedro do Corval, se o não fizéste, aconselho vivamente a visitar as olarias, o seu artesanato é lindissimo. jinhs
De Greenie a 10 de Maio de 2009 às 00:16
Não, não cheguei a visitar S. Pedro do Corval, embora se tenha falado nisso.
Mas era uma viagem previamente organizada e já não houve tempo, até porque andámos um pouco perdidos à procura da Anta Grande do Zambujeiro e acabámos por ter de fazer um pequeno percurso a pé porque a camioneta não conseguiu avançar mais.
Ficará para uma próxima oportunidade. Fica registado.
Bjinhos

. Maio 2007

widgeo

free counters
Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish